janeiro 15, 2007

Lynn Margulis e Evolução na 2ª Fase Unicamp

Domingo, 14/01/2007, a UNICAMP iniciou a 2ª fase das provas do vestibular 2007. A prova de biologia, com 12 questões, contou com uma questão (Q.22) sobre a evolução dos vertebrados e a conquista do ambiente terrestre e uma outra (Q.21) que perguntava sobre a teoria da origem endossimbiótica das organelas Mitocôndria e Cloroplasto.


A interessante teoria da bióloga Lynn Margulis sobre endossimbiose, já bem conhecida dentro das universidades, é ainda novidade para os alunos do ensino médio, uma vez que uma boa parte dos livros didáticos não menciona a origem das organelas acima como sendo fruto de uma interação ecológica entre procariotos na origem das células eucarióticas. Uma boa dica de leitura complementar é o livro da bióloga Microcosmos (Cultrix) escrito em conjunto com Dorion Sagan.


Na questão sobre evolução do grupo dos vertebrados, uma árvore filogenética é apresentada e pede-se para o vestibulando identificar quais são os principais eventos evolutivos que propciaram a conquista do ambiente terrestre, além de identificar o evento e a importância do aparecimento da mandíbula nesse grupo.

Nenhum comentário: